Canja de galinha quente com sabor de comida de vó: essa é a receita excepcional de infância ótima para o inverno
Quando o tempo altera e os dias ficam frios, tem sempre um prato que não pode faltar no jantar: uma boa canja de galinha. Essa é aquela típica receita de família cheia de nostalgia que mães sempre é preparado para os filhos quando bate o frio. Para muita gente, a canja de galinha é famosa por curar a gripe e essa história ainda tem um fundo de verdade.
Enquanto ela não é um medicamento por si só, seus ingredientes podem dar as vitaminas e minerais que necessita para aumentar a imunidade, além do próprio calor do caldo ajustar a descongestionar. Tem o frango é uma das maiores fontes de proteína, a cenoura é rica em vitamina A e temperos como cúrcuma e pimenta preta que tem efeitos anti-inflamatórios. Para ter todos essas vantagens e mais, você precisa aprender no Zara Receitas essa canja de galinha especial caprichada no tempero que te faz voltar para a infância.
Como fazer uma canja de galinha especial e bem temperada
Uma boa canja de galinha é bem temperada sem necessitar de caldos prontos, e com essa receita você tem todo o sabor que todo mundo ama nessa receita.
Ingredientes
- 3 colheres de azeite de oliva
- 490g de sobrecoxa ou peito de frango picado
- 1 cenoura grande
- 3 batatas médias
- 1 tomate
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de páprica
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- 1 e 1/2 litro de água
- 1 xícara de arroz
- 1 maço de cheiro-verde bem picado
Modo de preparar
- Em uma panela de pressão, Ponha o azeite e o frango picado em cubos e leve ao fogo para cozinhar. Mexa de vez em quando para ficar bem dourado.
- Adicionando a cenoura, a batata, o tomate, a cebola e o alho todos picados em pedaços menores.
- Deixando os legumes refogarem enquanto mexe de leve.
- Colocando o sal, a pimenta-do-reino, a páprica, a cúrcuma e qualquer outro tempero que queira utilizar.
- Aquecendo a água em outro recipiente e depois despeje na panela até cobrir todos os ingredientes e passar mais um pouco para ficar com bastante caldo. Pode usar água em temperatura ambiente também, mas usar água quente agiliza o cozimento.
- Tampando a panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos depois de pegar pressão.
- Tirando a panela do fogo, espere sair a pressão e abra a panela.
- Adicionando o arroz cru e o restante da água quente ou o quanto achar necessário para ficar com a quantidade de caldo que desejar, lembrando que o arroz vai absorver parte desta água. Complemente com mais temperos se achar necessário.
- Fechando a panela com outra tampa para não pegar pressão, somente para deixar o arroz cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos.
- Desligando o fogo, adicione o cheiro-verde picado e mexa mais um pouco para misturar e já pode servir!