Como comer arroz branco sem engordar? Médico ensina técnica surpreendente!
Arroz branco é vilão na dieta? Médico perito em emagrecimento faz revelação sobre a verdade e informa que tem jeito mais saudável de comer esse carboidrato.
Quem está em uma dieta de emagrecimento precisa modificar o arroz branco pelo arroz integral, obrigatoriamente? Também chamado de arroz cintilante, o primeiro é uma versão mais refinada do grão, sem casca e sem farelo e, por isso, acaba sendo considerado no senso comum uma pior opção para quem quer perder peso.
No entanto, o médico especialista em emagrecimento Renan explica que, em uma comparação sobre 100g dos dois tipos de arroz, o branco tem 129 calorias contra 125 do integral; nas proteínas a diferença entre eles é de 0,2g: o arroz branco traz 2,6g, enquanto o integral, 2,7g.
No comparativo dos carboidratos, são 29,1g (arroz branco) comparáveis a 26,8g (arroz integral), de acordo com dados da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, indicada pelo Conselho Federal de Nutrição.
“Na verdade, você pode comer arroz branco, mas existe uma técnica para comer o arroz branco para não aumentar tanto sua insulina. Porque uma das desvantagens do arroz branco é o índice glicêmico dele, que pode gerar um pico de insulina no seu corpo”, explicou o profissional da saúde.
Considere a forma correta de consumir arroz branco para não prejudicar seu emagrecimento
De acordo com o especialista, o que acompanha o arroz branco no prato é parte fundamental para que este alimento seja mais saudável. “Sempre que você consumir arroz branco, tem que estar junto com proteína – frango, peixe ou carne – e fibras – folhas, legumes, sementes…”, indicou.
Pesquisas recentes também sinalizam a relevância de organizar por etapas o prato na hora de comer. É benéfico começar qualquer refeição pelas saladas, legumes, verduras e proteínas e, em seguida, finalizar com o consumo dos carboidratos no prato – como o arroz, o feijão e diferentes tipos de massa.