Essa receita de arroz doce à moda ancestral tem sabor de festa junina de escola;

Essa receita de arroz doce à moda ancestral tem sabor de festa junina de escola;

A temporada de festas juninas é sinalizada por muita celebração e comida gostosa. Uma das preparações mais tradicionais dessa época é o arroz doce. Realizado com arroz branco e leite, essa sobremesa cremosa é um clássico que fez parte da infância da maioria dos brasileiros, afinal, é uma das iguarias mais famosas nas festas juninas da escola. Pensando nisso, hoje nós vamos te ensinar uma receita de arroz doce à moda antiga para quem quer resgatar essas lembranças divertidas e saborosas dos tempos de criança. O passo a passo é bem simples e ainda escolhemos algumas dicas para deixar o prato com a textura perfeita. Veja abaixo!

Dicas de como fazer arroz doce perfeitamente

O primeiro passo para calibrar no preparo do arroz doce é escolher o tipo certo. Prefira um arroz de grão curto ou médio, como o arroz arbóreo ou o arroz agulhinha ( o mais ingerido no Brasil). Os dois liberam mais amido durante o cozimento, o que ajuda a dar a textura cremosa típica do prato.

Após acrescentar o leite, cozinhe o arroz em fogo baixo para evitar que o líquido ferva de forma rápida e transborde. Além disso, o fogo baixo permite que o arroz cozinhe de maneira uniforme e absorva o leite lentamente, resultando em uma textura mais cremosa.

Não se esqueça de mexer o arroz constantemente durante o cozimento para evitar que grude no fundo da panela.

Receita de arroz doce: aprenda a fazer

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz
  • 5 xícaras de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 litro de leite
  • 1 pitada de sal
  • Cravo-da-índia ao gosto
  • canela em pau ao gosto (para decoração)

Modo de preparar:

  1. Em uma panela, adicione o arroz e a água e leve ao fogo médio.
  2. Deixando ferver até que o arroz esteja cozido e a água tenha sido incorporada.
  3. Quando o arroz estiver cozido e seco, bote o leite e cozinhe em fogo baixo. Mantenha a panela destampada e mexa para não pregar no fundo.
  4. Quando o arroz absorver boa parte do leite e adquirir uma consistência cremosa, desative o fogo. Polvilhe canela em pó, se preferir. Sirva quente ou gelado.
  5. Qualquer sobra de arroz doce pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias.

Zara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *