Pão de queijo de liquidificador: aprenda o pulo do gato pra receita dar certo
O pão de queijo é uma das comidas brasileiras mais populares no mundo inteiro. É praticamente impossível achar alguém que consiga resistir a essa esfera de sabor e gostosura. Seja para o café da manhã ou para o lanche, o pão de queijo é sucesso entre pessoas de todas as idades. Com muitas receitas espalhadas por aí, fica até mais fácil se deparar uma que seja prática e perfeita para o dia a dia. E se tem uma receita que é fácil é a receita do pão de queijo de liquidificador. Vem aprender como fazer com A Zara!
Receita de pão de queijo de liquidificador: como preparar?
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 xícara de óleo
- 1 xícara de polvilho azedo
- 2 xícara de polvilho doce
- 3 ovos
- 1 xícara de queijo meia-cura ou parmesão ralado
- sal a gosto
- óleo para untar
Modo de preparo:
Fazer o pão de queijo no liquidificador é muito rápido, o único problema é que você precisa de forminhas para por a massa antes de levar para assar, já que ela fica mais líquida e não dá ponto de enrolar. Pode ser forma de empada, de cupcake, o que você tiver na sua casa!
- Com tudo que você vai necessitar já separado, é hora do preparo! Para isso, comece colocando todos os ingredientes líquidos no liquidificador e batendo até que eles se misturem.
- Em seguida, adicione os polvilhos e os ovos e bata novamente até obter uma massa homogênea.
- Agora vem o pulo do gato para o seu pão de queijo de liquidificador ficar digno: reserve metade da quantidade de queijo. A outra metade, acrescente ao liquidificador e misture com uma espátula, para que ele não triture.
- Transfira a massa para as forminhas untadas, preenchendo só até a metade delas.
- Polvilhe o queijo reservado por cima da massa.
- Leve para assar em forno preaquecido a 170º C por 14 minutos ou até dourar.
- Retire do forno, espere esfriar levemente e já pode devorar!
Qual o diferencial entre o polvilho azedo e o polvilho doce no pão de queijo?
Pode parecer a mesma coisa, mas a verdade é que existe uma grande diferença entre usar o polvilho azedo e usar o polvilho doce na receita de pão de queijo. Enquanto o polvilho azedo tem uma acidez superior e, por isso, um sabor mais rígido, o polvilho doce é mais leve no paladar. Porém, quem pensa que as diferenças acabam por aí, se enganam!
Para fazer o pão de queijo, o ideal é usar polvilho azedo ou uma mistura dos dois. Só o polvilho doce deixa o pão de queijo massudo, já que ele é utilizado para receitas mais cremosas e fofas. Quando o quitute mineiro é feito com ele, ele fica emborrachado depois de esfriar, o que é bem desagradável. Por outro lado, o polvilho azedo deixa o pão de queijo mais levinho, um pouco “oco” por dentro. Portanto, para ficar no ponto perfeito, use metade de cada um!